Orientações para o recém-nascido

1. Se o desejo da mamãe e amamentar, deixe o bebê mamar livremente, quando ele quiser, não devendo passar de 3 a 4 horas sem mamar.

2.   O leite materno NUNCA é fraco, nos primeiros dias de vida a produção ainda pode estar mais devagar, mas quanto mais o bebê mama, maior quantidade de leite é produzido.

3. Evite o uso de chupetas, de bicos de silicone ou de conchas de silicone, pois são objetos que podem causar a chamada “confusão de bicos”, que atrapalham a criança a aprender a mamar, além de as conchas poderem causar infecções fúngicas na mama pelo abafamento e acumulo de umidade no bico do seio.

4. Realize todas as triagens neonatais essenciais no seu bebê, seja ainda na maternidade ou agendada após a alta. São eles: teste do pezinho (esse deve ser coletado em 3 a 5 dias de vida), teste do olhinho, teste do coraçãozinho (após as primeiras 24h de vida), teste da linguinha e teste da orelhinha (esses dois últimos realizados pela fonoaudióloga).

5. Mantenha o calendário vacinal do seu bebê atualizado, vacinas são picadinhas do bem, que protegem contra formas graves de doença.

6. Recém-nascido até 30 dias de vida NÃO PODE TER FEBRE (acima de 37,3 graus). Se tiver, contatar imediatamente o pediatra e levar ao hospital.

7. O aleitamento materno (ou complementado com fórmula) é EXCLUSIVO até os 6 meses de vida. Não pode ser ofertado água, chás ou outros alimentos.

8. A higiene do coto umbigo é muito importante e deve ser feito a cada troca de fraldas, com álcool 70%, não usar faixas ou moedas no umbigo.

Deixá-lo sempre para fora da fraldas para secar e cair mais rápido.

9. O bebê deve sempre dormir de barriguinha para cima, para proteger contra a morte súbita do bebê. Dormir em berço próprio, sem travesseiros ou cobertores soltos para evitar sufocamentos.

10. O bebê começa a ter cólicas efetivamente após a segunda semana de vida, e existem métodos que não são remédios para aliviá-las, como massagem tipo bicicletinha, ambiente calmo, baixa luz, musica tranquila, colo e afeto, bolsa de sementes (não utilizar bolsa de água quente par não ter risco de queimadura).

11. Não utilizar talcos, eles são pós que o bebê pode aspirar e ir para o pulmão. Utilize sempre pomadas para prevenção de assaduras, como bepantol, hipogloss e outras. Não utilizar nistatina todos os dias apenas quando seu pediatra orientar o uso quando necessário. 

12. Para hidratar a pele do bebê o mais indicado é óleo de girassol, ou produtos específicos para bebê, com pouco perfume e hipoalergênicos.

13. Cuide para não utilizar roupas em excesso no bebê, para não provocar hipertermia (aumento de temperatura) que não é real. Utilize sempre uma roupa a mais da quantidade que é suficiente para você. Não exagere!

14. Colo e carinho em excesso nunca é demais, qualquer dúvida, sempre converse com seu pediatra, cuidado com excesso de informações externas influenciáveis, converse com o profissional que sabe o melhor para o seu bebê!

Com carinho, tia Fabi.